Síndrome do Túnel do Carpo – quando a cirurgia é indicada?
A síndrome do túnel do carpo ocorre a partir da compressão do nervo mediano, que passa dentro de uma estrutura localizada entre o punho e as mãos. Os sintomas mais comuns são dores, formigamentos, perda de força e sensação de choque nas mãos. Além disso, a síndrome pode dificultar e limitar os movimentos das mãos e causar atrofia.
Tratamento
O tratamento convencional é realizado com o uso de medicação anti-inflamatória, órtese de punho e fisioterapia, mas nos casos mais graves, quando não há melhora dos sintomas com esses tratamentos, ou quando há uma grande compressão do nervo, indica-se a cirurgia.
Como é feita a cirurgia?
A cirurgia para a síndrome do túnel do carpo é uma cirurgia relativamente simples e deve ser realizada por um médico ortopedista especialista. O procedimento consiste em fazer um pequeno acesso de 1cm no punho para realizar uma liberação do nervo mediano no canal do carpo por meio da abertura do ligamento carpal transverso.
Esta operação geralmente é feita sob anestesia local e sedação. Quanto às técnicas cirúrgicas, pode ser feita por técnicas endoscópicas, mini-invasivas ou abertas.
Como é a recuperação da cirurgia?
A recuperação da cirurgia varia de acordo com a técnica utilizada e como cada paciente reage, mas geralmente o tempo de recuperação nas cirurgias endoscópicas é menor do que nas cirurgias tradicionais abertas.
Logo após a cirurgia, recomenda-se que o paciente realize em casa exercícios diários de abrir e fechar a mão com o intuito de reduzir o inchaço e rigidez dos dedos. Em geral, as pessoas voltam às suas atividades normais entre 10 a 15 dias, dependendo da profissão.