O que é:
O manguito rotador é um conjunto de quatro tendões no o ombro que ajudam tanto na sua estabilidade como nos movimentos do ombro, como levantar o braço, colocar a mão nas costas, pegar a carteira no bolso de trás da calça, abrir e fechar cortinas, entre outros. Os quatro tendões que compõe o manguito rotador são:
• Supraespinal
• Infraespinal
• Subescapular
• Redondo menor
Principais causas:
Diversas são as causas que podem levar à lesão do manguito rotador. Podemos dividi-las em:
• fatores genéticos: é a predisposição que cada paciente já nasce de ter alguma lesão do manguito rotador;
• fatores mecânicos: o manguito rotador passa por dentro do ombro e as estruturas ao seu redor, como um acrômio ganchoso, podem levar a um aumento de atrito nos tendões;
fatores ambientais: envelhecimento, movimentos repetitivos ao longo da vida, tabagismo, diabetes;
fatores intrínsecos: baixa irrigação sanguínea dos tendões, processos inflamatórios como nas artrites;
fatores traumáticos: fraturas ou luxações do ombro que podem causar ou piorar lesões já existentes no manguito rotador.
Vale lembrar que o paciente pode apresentar mais de um dos fatores de risco acima mencionados e que, em conjunto, podem levar à lesão do manguito rotador.
Sintomas:
A queixa mais comum da lesão do manguito rotador é dor no ombro. A dor do manguito rotador pode irradiar para o lado de fora do braço podendo ser mais intensa à noite.
Movimentos como o de levantar o braço, pegar objetos em uma prateleira, pendurar roupa, entre outros, costumam piorar a dor. Em caso mais extremos, o paciente pode inclusive apresentar uma perda de força e dificuldade para levantar o ombro.
Diagnóstico:
O diagnóstico da lesão do manguito rotador é feito após uma suspeita clínica e é confirmado através de exames de imagem. O exame de imagem que tem maior sensibilidade para o diagnóstico da lesão do manguito rotador é a ressonância nuclear magnética, que é um exame feito por campo magnético.
Tratamento:
O tratamento das lesões do manguito rotador, de forma geral, é iniciado com medicamentos para dor e fisioterapia e, dependendo do tamanho da lesão, idade do paciente e resposta ao tratamento inicial, pode ser indicada a cirurgia. No entanto, nos casos em que a lesão ocorreu após um trauma (lesões traumáticas), a cirurgia costuma ser indicada precocemente para garantir melhores resultados.
Gostou do conteúdo e quer ler mais sobre lesões no ombro? Clique aqui.