Dor lombar e a técnica de fusão lombar anterior (ALIF) – Você conhece?

base imagem blog1

Existem diversas causas relativas à dores na coluna lombar. A grande maioria, causadas por sobrecarga e, por consequência, a degeneração dos discos invertebrais. Quando desgastados, eles podem pressionar as raízes nervosas e ocasionar dores. 

Logo que é diagnosticado, através de exames de imagem e físico, inicia-se o tratamento com medicação, fisioterapia. Em alguns casos, a cirurgia é o tratamento mais indicado já que a compressão neurológica pode já estar avançada.

Atualmente as cirurgias de artrose de coluna podem ser realizadas através da técnica ALIF (Anterior Lumbar Interbody Fusion), ou Fusão Intersomática Lombar Anterior em sua tradução. 

A técnica cirúrgica é minimamente invasiva, realizando a descompressão de estruturas nervosas de forma indireta, preservando assim todas as estruturas posteriores da coluna, que permanecem intactas. 

Com a técnica ALIF, o acesso à coluna se dá pela região abdominal, com um pequeno corte. É feita a remoção de um disco intervertebral degenerado e a colocação de um dispositivo com enxerto ósseo. Assim, faz-se a fusão entre duas vértebras, devolvendo a estabilização da região lombar, reduzindo a dor nas costas e outros sintomas. 

A técnica permite que o paciente receba alta hospitalar em menos de 24h, já que a agressão cirúrgica é menor, com menos sangramento e diminuição do tempo de hospitalização, o que torna o tempo de recuperação do paciente mais rápido. 

O tratamento ao paciente é feito sempre de forma individualizada e para saber se a ALIF é indicada no seu caso, consulte um método ortopedista especialista em cirurgia de coluna. Assim, ele poderá avaliar o seu caso e o seu histórico para, a partir disso, determinar se o procedimento ALIF é uma boa opção para você. 

Agende sua consulta! 

Dr. Fábio Fernandes
CRM 32004 PR
Especialista em Coluna e Ombro