logo-Sobreposição de fundo

Fisgadas na coluna

Mosaico_DrFabioArujo_MAIO_2021v210

A crise de Lombalgia ou dor lombar aguda é descrita como uma dor de forte intensidade do tipo fisgada, facada, queimação e as vezes mal definida na região lombar baixa essa dor pode ser localizada ou irradiar para região posterior dos glúteos e coxas. Essa dor pode se iniciar após um esforço físico ou após acidentes leves como quedas e esportes de contato, também pode ocorrer sem causa aparente. Podendo ocorrer de forma gradual ou repentina. Lombalgia crônica é a dor que persiste por mais de 3 meses de intensidade leve ou moderada, pode ser definida como queimação, pontada, fisgada, podendo ser de origem , muscular, óssea, neurológica, podendo apresentar períodos de agudização, crises e remissão.

A dor gera estresse, que gera mais dor, que gera mais estresse, levando a um ciclo vicioso, este ciclo as vezes é difícil de ser quebrado. O sofrimento emocional e a ansiedade, levam a perda de sono, irritabilidade, incapacidade de se concentrar no trabalho, podendo fazer com que o paciente aceite a se submeter a procedimentos mais invasivos.
A melhor maneira de diagnosticar não é através de exames e sim durante a conversa com o médico. Ele deve fazer muitas perguntas: como tempo de duração da dor, posição em que ela ocorre, relação com trabalho ou movimentos, horário em que ela ocorre, local, irradiação, etc. Além de examinar detalhadamente o paciente, inspecionando o paciente sem roupas, sua maneira de andar, fazendo testes específicos para dor, sensibilidade força, reflexos e amplitude de movimentos da coluna. Os exames de imagem apresentam papel secundário e muitas vezes os achados de exame não possuem correlação com os sintomas apresentados.

Precisando de ajuda, entre em contato pelos meus canais de atendimento!