Às vezes não percebemos, mas, alguns hábitos e posturas adotadas no dia a dia, podem prejudicar nossos ombros.
Ao longo da vida é comum adotarmos posturas mais confortáveis para diversos movimentos, contudo, conforto não é sinal de postura correta. E, esses hábitos refletem em dores e problemas musculoesqueléticos.
Por conta disso, elaboramos uma lista com alguns hábitos que irão te ajudar a melhorar seus ombros, confira:
1. Dormir em cima do ombro
A má postura durante o sono pode causar diversos problemas. Muitas pessoas costumam dormir de lado, e, para essa posição, o mais comum é apoiar o peso do corpo sobre o ombro.
2. Usar o computador sem a ergonomia adequada
Usar o computador sem móveis adequados e com posturas ruins, é, sem dúvida, uma das principais causas de problemas nos ombros.
3. Deixar os ombros caídos
Muitas vezes, adotamos essa posição durante o trabalho, caminhada, ao usar o celular e em outras diversas situações do dia a dia.
4. Realizar mais força do que o necessário
Em certos movimentos, como abrir uma porta, varrer o chão, passar aspirador ou pentear os cabelos, por exemplo, podemos empregar mais força do que o necessário. Isso também sobrecarrega os ombros e pode causar dores ou lesões.
5. Carregar muito peso em um ombro só
Se você carregar mochilas, bolsas e sacolas muito pesadas de um só lado, irá deixar os ombros sobrecarregados, bem como a região do pescoço e da coluna cervical.
E, quando isso é feito frequentemente, aumenta o risco do desenvolvimento de lesões nos ombros, como tendinites e bursites.
Importante
Uma das formas mais eficientes para prevenir as lesões nos ombros é fazer alongamentos e treinos para fortalecer a musculatura da articulação.
E, para toda e qualquer dor no ombro, o médico ortopedista especialista deve ser consultado.
Leia mais sobre dores nos ombros clicando aqui.