logo-Sobreposição de fundo

HÉRNIA DE DISCO

hernia-de-disco-capa

Mitos e verdades sobre a hérnia de disco

 A hérnia de disco é uma condição comum, que chega a atingir até 40% das pessoas ao longo da vida. Apesar de ser uma doença conhecida, ainda existem alguns mitos em torno dela. Neste artigo, vamos desmistificar e esclarecer as principais dúvidas sobre a hérnia de disco!

O que é hérnia de disco?

É o deslocamento do disco intervertebral, uma estrutura cartilaginosa da coluna. O surgimento das hérnias ocorre devido ao desgaste e fragilidade do disco intervertebral. A hérnia pode ocorrer em qualquer parte da coluna, mas a área mais afetada geralmente é a coluna lombar. Os principais sintomas são dor, fraqueza muscular e formigamento.

Mito ou verdade?

A hérnia de disco pode ser assintomática?

Verdade! A pessoa pode passar anos sem sentir qualquer sintoma da hérnia, entretanto, na maioria dos casos, o principal sinal da doença é a dor. O que varia é a intensidade da dor.

Hérnia de disco é uma doença de idosos?

Mito! A hérnia de disco lombar também é bastante comum entre adultos de 20 a 40 anos. Nessa etapa da vida é comum que o disco lombar se rompa em atividades laborais ou esportivas que demandam muito esforço. 

A doença pode afetar os movimentos dos braços ou pernas?

Verdade! A hérnia de disco pode comprimir raízes nervosas ligadas aos membros inferiores e superiores, o que pode comprometer a força muscular e sensibilidade nessas regiões. 

Todo quadro de hérnia de disco requer tratamento cirúrgico?

Mito! O que todo quadro de hérnia de disco precisa é de avaliação médica especializada. Somente o médico ortopedista poderá determinar se o paciente precisa de cirurgia ou não.

Trata-se de uma condição multifatorial?

Verdade! A hérnia de disco pode ser causada por múltiplos fatores, incluindo esforço excessivo, má postura, movimentos repetitivos, obesidade, tabagismo, traumas na coluna, lesões degenerativas na região lombar e, até mesmo, predisposição genética.

Ela é incurável?

Mito! A combinação de fisioterapia, exercícios supervisionados de pilates e acompanhamento ortopédico associados à medicação correta pode solucionar mais de 90% dos casos. Além disso, os casos cirúrgicos costumam ser muito bem-sucedidos.

A cirurgia para tratar hérnia de disco é muito perigosa?

Mito! Todo procedimento cirúrgico tem seus riscos, porém, esses riscos são bastante reduzidos nos procedimentos minimamente invasivos, o que é o caso das modernas técnicas utilizadas nas cirurgias atuais.
Caso você apresente algum sintoma relacionado à hérnia de disco, procure um médico ortopedista para te ajudar a diagnosticar e tratar!