A dor nas costas é a principal causa de incapacidade no mundo todo e, só no Brasil, atinge 13% da população! Durante a pandemia, com o aumento no uso de computador e celular, além do estresse, muitas pessoas têm se queixado de dores na coluna. Mas você sabe quais são as doenças de coluna mais frequentes?
Segue abaixo as 5 causas mais frequentes de problemas na coluna:
- Hérnia de disco
O nome pode até assustar, mas é uma condição comum, afetando mais de 5 milhões de brasileiros! Embora seja comum, é uma doença que, em casos mais graves, necessita de cirurgia.
Os principais sintomas da hérnia de disco são a dor, formigamento e fraqueza nos braços e pernas, devido ao comprometimento das terminações nervosas.
- Espondilólise
Este tipo de lesão é uma anormalidade na estrutura da coluna, que ocasiona em uma perda de continuidade óssea, ou seja, uma fratura. Geralmente é causada por movimentos repetitivos, mais frequente em jovens esportistas. Mesmo que alguns casos sejam assintomáticos, a espondilólise pode causar dor lombar intensa!
- Artrose
Trata-se de uma doença degenerativa que afeta as cartilagens (tecidos que protegem as articulações). Assim, com o desgaste das cartilagens, aumenta-se o atrito entre os ossos, causando desconforto, dor, inflamações, além de dificultar e até mesmo impossibilitar a mobilidade.
É mais comum em idosos, mas a osteoartrose também pode acometer jovens. As causas mais comuns além dos fatores genéticos são o excesso de atividade física, acidentes e sobrecarga de peso.
- Escoliose
Caracterizada pelo desvio lateral da coluna, a escoliose atinge principalmente adolescentes e jovens. Essa condição é muito comum e a maioria dos casos é leve, sem muitos sintomas. Porém, em alguns casos, a escoliose pode ser muito dolorosa e incapacitante.
Como o grau de desvio é variável de pessoa para pessoa, os tratamentos também são específicos para cada tipo de escoliose, sendo a reeducação postural o principal tratamento.
- Osteoporose
A osteoporose é uma doença em que os ossos da coluna se tornam frágeis e quebradiços em função da redução de massa óssea. Geralmente a osteoporose atinge indivíduos com mais de 50 anos, sendo mais comum nas mulheres que estão na menopausa.
Muitas vezes a osteoporose é assintomática, até que o indivíduo tenha uma fratura óssea. Por isso é importante consultar regularmente um médico ortopedista e realizar exames para que seja possível prevenir as fraturas. O tratamento da osteoporose, em geral, inclui medicamentos, exercícios para fortalecer os ossos e prevenir a perda óssea.
E aí, você já conhecia essas doenças de coluna? Lembre-se que, embora seja comum sentir dor nas costas, toda dor merece atenção, sendo muito importante investigar a causa para tratá-la da melhor forma. Para isso, busque um médico ortopedista de confiança!