O que é:
A luxação do ombro (mais precisamente denominada luxação da articulação glenoumeral) envolve a separação do úmero da glenoide da escápula na articulação glenoumeral.
Ela nada mais é que a parte superior do osso do braço, o qual possui uma forma mais redonda, desloca-se da escápula, o osso da parte posterior do ombro.
Como acontece?
A maioria das luxações do ombro ocorrem por trauma, porém, também pode ocorrer por frouxidão ligamentar e capsular.
A articulação do ombro é uma das mais ativas, o que faz com que as causas sejam várias. No entanto, a luxação ocorre quando o braço é forçado a girar para fora, em um movimento que se chama “abdução” e “rotação externa”.
É essa força que faz com que a parte superior do úmero vá toda para fora do seu encaixe. Por essa razão que os deslocamentos podem causar dores instantâneas.
Sintomas:
No primeiro episódio, ao se deslocar (luxar), ocorre dor intensa e restrição de movimento do ombro. Trata-se de uma emergência médica, na qual o ortopedista reduz (recoloca no lugar) a cabeça do úmero, restabelecendo a congruência articular.
O atraso neste procedimento pode acarretar danos nervosos, vasculares ou cartilaginosos ao ombro. E ele deve ser feito por médico, para não gerar sequelas.
O deslocamento pode ser seguido de uma lesão no manguito rotador e, por isso, os sintomas podem ser distintos.
No entanto, a dor no ombro é um sintoma que ocorre em praticamente todos os casos. Além disso, os demais sintomas podem ser:
- Dor que irradia para outras regiões;
- Fraqueza muscular;
- Dificuldade em movimentar;
- Inchaço e vermelhidão;
- Hematoma no local;
- Dormência;
- Formigamento próximo da lesão;
- Desnível de um ombro em relação ao outro, etc.
Tratamento e cronologia
A fase inicial do tratamento é encaixar a cabeça do úmero de volta para a articulação do ombro. Isso deve ser feito imediatamente após o deslocamento, visto que depois de 30 minutos ou mais a articulação torna-se inchada dificultando a redução.
Se isso acontecer, medicamentos para dor ou relaxantes musculares injetáveis podem ser necessários para encaixar a articulação no seu lugar. Em seguida, o médico colocará o braço machucado em uma tipoia que irá imobilizar a articulação.
Depois disso, tendo sido resolvido a urgência ortopédica o paciente recebe alta, porém, deverá retornar em consulta após 1 semana, para realizar exames de imagem, a fim de diagnosticar quais danos ocorreram na articulação após a luxação.
É frequente a lesão labral em pacientes com menos de 40 anos e, a lesão do manguito rotador em pacientes com mais de 40 anos.
Em ambos as situações existe a indicação de artroscopia para a correção das lesões.
Tem dúvidas sobre dores no ombro? Clique aqui.
Para ver mais conteúdos no Youtube, clique aqui.
Nos acompanhe no instagram clicando aqui.