5 lesões comuns no ombro

Sites

O ombro apresenta a maior amplitude de movimentos de todas as articulações do corpo humano, conseguindo movimentar-se em variados planos, levando o braço, e a mão a imensas posições.

Tendo tanta amplitude e possibilidade de movimentos, torna-se uma das mais complexas redes de articulações, ligamentos e músculos do nosso corpo.

A estrutura do ombro envolve diversos nervos, músculos, tendões e ossos vitais para o bom funcionamento do corpo.

Esta importante região, é composta por três ossos distintos, mas que atuam em conjunto, proporcionando movimentos em diferentes graus, sendo eles a clavícula, escápula e úmero.

Estes 3 ossos estão ligados por ligamentos que permitem coordenar, restringir e orientar movimentos, unindo-os entre si.

Os 3 principais ligamentos são:

• Acrômio-clavicular, que impede a luxação da clavícula;
• Gleno-umerais que se dividem em superior, médio e inferior, impedindo a deslocação do ombro;
• Esterno-clavicular, unindo a clavícula a zona do tórax.

Quando as pessoas sofrem lesão no ombro, muitas vezes os médicos conseguem diagnosticar o problema com base no exame físico.

No entanto, às vezes também é necessário realizar uma radiografia ou ressonância magnética (RM).

Conheça os 5 tipos de lesões no ombro:

Artrose

A artrose é um problema onde a cartilagem, de qualquer parte do corpo, começa a se degenerar.

E o processo é lento e doloroso, gerando um tecido cartilaginoso áspero e podendo culminar, caso o paciente não procure ajuda médica, com a sua destruição, deixando os ossos expostos a atritos incomuns, gerando dor e limitação do movimento.

Bursite
O nome “bursite” vem de bursas, pequenas bolsas de líquidos presentes nas articulações do corpo. Elas atuam na redução do atrito entre ossos deslizantes e músculos.

Bursite é a inflamação dessas bolsas, causada geralmente por excesso de esforços físicos envolvendo o ombro.

Interrupção de exercícios pesados e uso de medicamentos são os tratamentos mais adequados para desinflamar as bursas.

Ruptura do tendão

As rupturas de tendão são originadas de esforços relacionados ao trabalho, prática de esportes, quedas, tentativa de erguer objetos muito pesados ou por enfraquecimento devido ao envelhecimento natural dos mesmos (conhecida como lesão degenerativa).

O acúmulo de esforços menores por repetição dos movimentos (esforços repetidos) ou o esforço único exagerado (peso) também podem causar a ruptura de um ou mais tendões.

Luxação de Ombro
Ocorre quando a cabeça do osso úmero sai de sua posição correta, causando deslocamento do braço.

Isso pode acontecer por vários motivos, dentre eles o desligamento de tendão, trauma ou realização incorreta de alguma atividade física.

Existem quatro tipos de luxação de ombro: superior (para cima), inferior (para baixo), anterior (para a frente) ou posterior (para trás).

A dor nesses casos é intensa e o paciente deve procurar imediatamente um ortopedista.

Quando ocorre a luxação, é necessária a recolocação do ombro no sítio rápida mente, para evitar maiores lesões ligamentares.

Depois disto, é importante a imobilização total desta articulação para que a cicatrização de uma provável lesão no ligamento, seja realizada na posição correta.

Síndrome do Ombro Congelado

Uma doença progressiva, caracterizada pela rigidez e dor na articulação do ombro.

Possui três fases, sendo que, na última, pode ocorrer perda de 15 a 20% dos movimentos do ombro.

Fase 1 – Ainda existe alguma mobilidade, mas já existe uma inflamação na membrana sinovial, causando dor em todo o tipo de movimento articular.

Fase 2 – Existe uma evolução da sinovite, levando à aderência da capsula sinovial à cabeça do úmero, fazendo com que a articulação comece a perder movimentos. A dor começa a diminuir, á medida que a articulação se torna mais rígida. Esta fase pode prolongar-se até 18 meses.

Fase 3 – A articulação começa a perder rigidez e a voltar a ter movimentos normais, embora esta patologia deixará os pacientes com perda de 15% a 20% dos movimentos.

O tratamento é feito à base de medicamentos para aliviar a dor, imobilização do ombro e exercícios para recuperação dos movimentos.

Tendinite
Um tendão nada mais é o que um ligamento que une músculos aos ossos.

Tendinite é um dos tipos de lesões no ombro mais comum, caracterizada pela inflamação nesses tendões.

As causas são variadas: excesso de uso, traumas, envelhecimento, artrite.

O tratamento é realizado a base de medicamentos e reabilitação.

Quando devo consultar um especialista em ombro?
O acompanhamento de um ortopedista especialista em ombro é necessário quando há um incômodo persistente na região do ombro, além da limitação de movimentos que interfiram diretamente na funcionalidade corporal.

O Especialista em ombro irá auxiliar no diagnóstico, tratamento e até mesmo na orientação para a manutenção da saúde dos ombros.

Quer saber mais? Clique aqui.