Entenda o que é: Fraturas do Úmero Proximal (ombro)

entenda-o-que-e-fraturas-do-umero-proximal-ombro-blog-dr-fabio-araujo-ortopedia-traumatologia-parana

As fraturas do úmero proximal (ombro) são frequentes e contribuem com 4 a 5% de todas as fraturas do corpo humano. Ocorrem mais frequentemente em pacientes de mais idade, depois que o osso esponjoso do colo do úmero é enfraquecido pela osteoporose, mas são vistas em pacientes de todas as idades.

Nos pacientes mais jovens são causadas por trauma de alta energia. Nos pacientes de mais idade, a fratura muitas vezes resulta de uma queda de pouca importância e geralmente tem um mínimo deslocamento entre os fragmentos.

As fraturas mais graves e as fraturas-luxações (fraturas associadas com perda da congruência entre as superfícies articulares) geralmente são vistas em pacientes ativos de meia-idade.

Algumas destas lesões podem ser extremamente incapacitantes e seu tratamento exige habilidade cirúrgica e bons critérios de julgamento.
O úmero proximal possui quatro segmentos anatômicos que podem ser fraturados: o tubérculo maior, o tubérculo menor, a superfície articular e a diáfise do úmero. Todas as fraturas do úmero proximal são derivadas do acometimento desses quatro fragmentos.

Uma avaliação é primordial para um correto diagnóstico. 


Ver no Instagram