É comum que as pessoas tenham desconforto no ombro ou dor em algum momento da vida, já que o ombro é a articulação mais móvel do corpo e é muito suscetível a lesões que, na maioria das vezes, ocorrem pela movimentação excessiva e repetitiva, além de doenças que provocam inflamação.
Uma das causas da dor no ombro é a lesão no manguito rotador, um grupo composto por tendões e músculos cuja função é estabilizar e proporcionar os movimentos do ombro. O manguito rotador é formado por quatro músculos que são originados no osso da escápula e se prendem na parte superior do úmero, que é o osso articulado do braço.
Quais são as causas das lesões no manguito rotador?
As lesões no manguito rotador podem ocorrer por diversos fatores, tais como:
– Fatores de origem mecânica: alterações nas estruturas musculoesqueléticas.
– Fatores biológicos: processos inflamatórios e alterações celulares dos tendões e músculos.
– Fatores ambientais: movimentos repetitivos com o ombro, tabagismo, obesidade, diabetes, sedentarismo.
– Fatores traumáticos: fraturas e luxações do ombro.
– Fatores genéticos: podem aumentar a probabilidade de apresentar lesões no manguito rotador.
Quais são os principais sintomas?
A dor no ombro é o principal sintoma em pacientes com lesão no manguito rotador. Geralmente o desconforto no ombro tende a piorar com o passar do tempo. Além disso, outro sintoma presente é a perda de força para executar movimentos, que pode ser leve ou intensa.
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico de lesão no manguito rotador é feito em consulta com um médico ortopedista que deve examinar o paciente e usar exames de imagem, como a ultrassonografia e ressonância magnética do ombro, para auxiliar no diagnóstico e descartar outras doenças.
Quanto ao tratamento, é importante lembrar que a escolha é individualizada e deve-se levar em consideração a gravidade da lesão, intensidade da dor e perda de função. O tratamento vai desde o uso de medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia, fortalecimento e correção postural, até a intervenção cirúrgica, quando há falha no tratamento conservador.
É possível prevenir as lesões no manguito rotador?
Sim! A prevenção das lesões é possível com a mudança de alguns hábitos como não fumar, ter uma alimentação saudável e manter uma rotina de exercícios físicos sob orientação de um profissional. Ao fortalecer os músculos da região do ombro é possível reduzir o impacto entre as estruturas do ombro e garantir a estabilização da região.
Se você tem sentido desconforto ou dor no ombro e limitação de mobilidade, fique atento! Esses sintomas são comuns na lesão do manguito rotador, mas também podem indicar outras condições. Por isso, consulte com um médico ortopedista de confiança para avaliar e tratar corretamente.