O deslocamento do ombro ocorre quando há a perda de contato entre a cabeça do úmero e a superfície articular da escápula. Essa condição pode ocorrer, em geral, em pessoas jovens que praticam esportes, em decorrência de quedas ou lesões durante a prática dessas atividades. Mas também é possível que o ombro se desloque por conta de um “afrouxamento” dos ligamentos do ombro.
Existem algumas formas de deslocamento. A mais comum é a anterior, em que a cabeça do úmero se desloca para frente. Todas podem causar lesões mais graves ao ombro.
Por isso, é muito importante procurar ajuda médica emergencial, em caso de deslocamento do ombro. Apenas o médico ortopedista pode avaliar que tipo de deslocamento aconteceu, indicando o melhor tratamento para o caso.
Nos casos de primeiro episódio de deslocamento do ombro pode ser utilizado o método conservador para o tratamento, com intuito de fortalecer e estabilizar o ombro. Mas, dependendo da situação, pode ocorrer falha da reabilitação. Portanto, nos quadros de repetidas luxações, está indicado o tratamento cirúrgico, que preferencialmente é realizado por via artroscópica (técnica minimamente invasiva).
Consulte um especialista em ombro para avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento.