Gestos simples como pegar o filho no colo, abrir a tampa do pote de geleia e usar o teclado durante o dia podem se tornar um desafio com a dor provocada pela tendinite – inflamação muito comum que acomete tendões variados do corpo.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a tendinite é um problema comum que acomete 1 a cada 100 pessoas.
São diversos os fatores que podem ocasionar no problema, como esforços repetitivos e problemas posturais. Apesar de conhecida, ainda há muitos mitos e dúvidas sobre a tendinite.
Por conta disso, listei alguns mitos mais populares sobre a doença, confira:
Apenas os adultos têm tendinite
MITO. Adolescente já são recorrentes nos consultórios, principalmente devido ao costume de teclar nos smartphones usando apenas os polegares.
Tendinite é igual à bursite
MITO. A bursite, na verdade, é a inflamação da bursa – uma bolsa de líquido, com a função de reduzir o atrito entre algumas estruturas, como os tendões e os ossos.
O problema pode afetar braços e outras partes do corpo
VERDADE. Nosso corpo possui milhares de tendões, portanto, a tendinite pode afetar diferentes regiões dos dedos, cotovelo, ombro, joelho e tornozelo.
O tratamento é realizado apenas com a ingestão de medicamentos
MITO. O tipo de tratamento para a tendinite irá depender do tipo e grau da doença. Além das medicações, o médico pode orientar fazer infiltração e fisioterapia.
O tratamento conservador da tendinite é eficiente
VERDADE. Os pacientes com tendinite respondem muito bem ao tratamento conservador. Ele se baseia no uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos aliados ao repouso e à abordagem fisioterápica.
Conclusão
Esperamos ter te ajudado a entender melhor sobre a tendinite e também esclarecido sobre os principais mitos dessa condição.
Gostou deste post? Comente aqui embaixo.