Muito além de fazer bem para o organismo e para a saúde todo, a prática de atividades físicas também é fundamental para o fortalecimento dos ossos.
Isso se deve ao fato de que o exercício físico, feito de maneira regular, aumenta a força muscular, auxiliando assim, no fortalecimento dos ossos e das articulações.
À medida que envelhecemos, nossos ossos tornam-se menos densos, tornando-se mais fracos e sujeitos a fraturas.
A partir dos 35 anos, perdemos aproximadamente 0,5% de massa óssea por ano.
O processo acaba sendo acelerado na menopausa, no caso das mulheres, e após os 50 anos, em homens.
5 atividades físicas para fortalecer os ossos
1 – Caminhada: A caminhada é uma ótima opção para prevenir e, até mesmo, para aqueles que sofrem com a osteoporose.
Isso porque, ela ajuda a aumentar a densidade óssea e oferece baixo impacto, diminuindo o risco de fraturas.
2 – Dança: Pelo trabalhar diretamente com os ossos do quadril, perna e coluna, a dança melhora a circulação sanguínea, a capacidade cardiorrespiratória e retarda a perda de minerais nos ossos.
3 – Exercícios de flexibilidade: O alongamento, além de complementar os exercícios, também tem como base três fatores: flexibilidade, força e equilíbrio.
4 – Hidroginástica: estimula a produção de massa óssea, ajuda a melhorar o condicionamento físico, alivia o estresse e a ansiedade e fortalece os músculos.
5 – Natação: Esse esporte além de estimular a produção de massa óssea, vai melhorar seu sono, sua capacidade cardiorrespiratória, aliviando estresse e ansiedade.
Também é um exercício de baixo impacto, que pode ser praticado por todas as idades.
Conclusão
Antes de realizar qualquer atividade física, converse com seu médico de confiança e faça os exames necessários para se manter saudável e em segurança.
Veja mais conteúdos clicando aqui. [link do blog]