Já aconteceu de você puxar seu filho pelo braço, ou brincar de rodar segurando-o, e logo após ele reclamar de uma intensa dor? Isso pode ser a chamada Subluxação da cabeça do Rádio ou Pronação Dolorosa.
Quando uma criança é puxada pelo braço, o rádio desalinhado, desloca-se fora da posição normal, na articulação do cotovelo. Isto faz com que os tecidos moles em volta da articulação fiquem presos na articulação, causando dor, contratura muscular e distensão de ligamentos.
A lesão é um deslocamento da cabeça do rádio, um osso do antebraço, em relação ao ligamento anular na articulação do cotovelo. Acontece devido à consistência mais elástica dos ligamentos e ao desenvolvimento ósseo incompleto nas crianças. A dor inicial é forte e a criança reluta em utilizar o braço, que permanece ao lado do corpo, com o antebraço pronado (virado). Ao tentar mexê-lo novamente, a criança reclama de dor. Pode acontecer até por volta dos 5 anos.
O tratamento é feito através de uma manobra, devendo ser realizada exclusivamente por médico especialista, chamada redução.
Normalmente o profissional consegue efetuar a manobra enquanto examina a criança, que logo volta a mexer o braço normalmente. Geralmente, não há necessidade de radiografias, somente nos casos em que, após a redução, a criança permaneça com dor, sugerindo outras lesões.
Papai e mamãe, evite puxar, levantar ou balançar a criança pelos braços, ainda mais quando já tiver casos recorrentes. E se ocorrer, procure o atendimento médico para colocar de volta no lugar.