ESCOLIOSE

escoliose capa

Quando a escoliose é considerada grave?

A coluna vertebral normalmente é alinhada, mas quando o paciente tem escoliose, uma curvatura anormal da coluna, a coluna acaba se curvando para um dos lados, formando um “C” ou “S”. Aproximadamente 3% da população tem escoliose, que se apresenta em qualquer fase da vida e pode ser de diferentes graus e tipos.

Tipos de escoliose

Genética: é um fator de risco para a doença;

Crescimento acelerado: surto de crescimento na puberdade e adolescência;

Congênita: causada pela má formação das cartilagens, vértebras ou fusão das costelas;

Distúrbios neuromusculares: como a paralisia cerebral;

Idiopática: causas não identificadas.

Graus de escoliose

  1. Até 10 graus de curvatura: chamada de curva correta, ou curva fisiológica, é natural e não precisa de tratamento.
  2. De 10 a 20 graus de curvatura: curva leve, que não é tão preocupante, mas precisa ser acompanhada pelo ortopedista.
  3. De 20 a 30 graus de curvatura: curva moderada, que demanda tratamento médico e, geralmente, requer o uso de coletes e sessões de fisioterapia.
  4. De 30 a 40 graus: curva moderada a grave, que exige maior atenção e, em alguns casos, cirurgia de correção.
  5. De 40 a 50 graus: curva grave, solucionada apenas com cirurgia.

Sintomas

Os principais sintomas da escoliose são desconforto muscular, dor, ombros e quadris assimétricos e desnivelados, cintura e costelas desviadas para um dos lados do corpo, tamanho desigual dos membros inferiores e mamilos assimétricos. 

O grau de curvatura da coluna é o que determina a gravidade e o melhor tratamento para a escoliose. Quanto maior o grau da curvatura, mais intensos são os sintomas.

Diagnóstico e tratamento

Além do exame clínico feito por um médico ortopedista, exames de imagem como um raio-x da coluna são importantes para medir o grau da curvatura e determinar o tratamento ideal. 

O tratamento da escoliose geralmente consiste em fisioterapia, prática de exercícios de reeducação postural, coletes, medicamentos para alívio da dor e, em casos específicos, quando o grau de curvatura é superior a 50º, a cirurgia é uma opção.

E você, já percebeu se apresenta algum desses sintomas? Nem sempre a escoliose é acompanhada de dor, mas é importante consultar com um ortopedista para avaliar a saúde da sua coluna e, caso tenha escoliose, iniciar o tratamento!