7320e8f2-72de-47e6-80a3-ba73226f548d

Dr. Fábio Araujo Fernandes

Ortopedista Especialista em Coluna em Pato Branco

Sou membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e também especialista em cirurgia de coluna, ombro e cotovelo.

+ de 550 avaliações 5 estrelas no Google e Doctoralia

Dr. Fabio Araujo Fernandes

Médico Ortopedista Especialista Em Cirurgias Minimamente Invasivas

CRM PR 32004 | RQE 17 696

Dr. Fabio Araujo Fernandes

Médico Ortopedista Especialista Em Cirurgias Minimamente Invasivas

CRM PR 32004 | RQE 17 696

Nos tempos atuais, um profissional só permanece qualificado ao se manter atualizado com as novas tecnologias e conhecimentos que surgem todos os dias. Por isso, vivo em constante aprendizado sobre o ombro, a coluna e a atuação em dor, pois essas foram as especialidades que escolhi.

O meu propósito com a medicina é aliviar e curar o sofrimento dos meus pacientes, proporcionando o conforto e a qualidade de vida que eles merecem.

Sou membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, com especialização em cirurgia da coluna, ombro e cotovelo.

Principais problemas da coluna

Perguntas Frequentes

Entre os sintomas mais comuns, podemos citar: dor nas costas/pescoço, podendo irradiar para ombros/pernas, tensão/fadiga muscular, formigamento nos membros, sensação de picada, rigidez, limitação de movimentos.

Das causas mais comuns, podemos citar: desgaste natural dos discos da coluna, inflamações, osteoartrite, má postura, obesidade, entre outras.

A dor característica da hérnia de disco pode aparecer no pescoço, irradiar para os braços, se localizar nos ombros, e causar sensação de dormência ou formigamento nos braços/mãos. Geralmente é uma dor exaustiva, contínua e de difícil localização.

Só um médico ortopedista especialista em coluna pode diagnosticar a gravidade de uma hérnia de disco. Por isso, aos primeiros sintomas, busque imediatamente atendimento especializado.

Depende do tipo de cirurgia e procedimento. Quando a cirurgia é minimamente invasiva, a recuperação é muito mais rápida, podendo deambular e receber alta poucas horas depois da cirurgia. 

Pode sentir: dificuldade em realizar movimentos com o pescoço, sensação de dormência no ombro, nos braços, ou até nos cotovelos, mãos e dedos, fraqueza em algum braço ou nas pernas. Não tão comum, mas também é possível ter alterações no funcionamento do intestino, da bexiga e dificuldade ou até mesmo dor para respirar.

Entre as possíveis complicações de uma escoliose mal ou não tratada é a evolução da doença, causando muita dor nas costas, pescoço e final da coluna. E também pode ocasionar contraturas musculares. Portanto, é melhor tratar antes que o quadro se agrave.

São os popularmente chamados “bicos de papagaio”, uma consequência de sobrecarga na coluna vertebral.

A cervicalgia caracteriza-se por uma dor localizada no pescoço. Geralmente essa dor ocorre devido a uma inflamação muscular ou algum desgaste na coluna vertebral.

Normalmente, a dor lombar, também chamada de lombalgia, está relacionada apenas ao sintoma clínico e acomete apenas a região lombar, no final das costas.

A lombociatalgia, ou dor do nervo ciático, normalmente acomete a região lombar com irradiação para glúteos e perna(s), podendo ocasionar dificuldade de locomoção.

Para obter o diagnóstico procure um médico ortopedista, de preferência especialista em coluna.

logo-Sobreposição de fundo

Você sabia?
É possível fazer cirurgias ortopédicas sem se afastar por muito tempo do trabalho! Já chega de esperar, volte a ter mobilidade e qualidade de vida.

Depoimentos

Mais Especialidades

Quer se manter informado?

Acompanhe o nosso blog e fique por dentro dos assuntos ortopédicos. Assim você aprende mais sobre a saúde do ombro, da coluna e a respeito das dores.